top of page
Ativo 2_edited.jpg
Buscar
  • Foto do escritorcont. mag

Como atrair os clientes certos para a sua empresa - Conceitos básicos da comunicação assertiva!



Será que a sua marca ta se comunicando do jeito certo?


Me responde três perguntinhas:

Você responde muitos orçamentos e os clientes não fecham?

Você sente que seus clientes chegam até você muitas vezes sem entender o valor do seu produto?

Eleș frequentemente pedem desconto e parecem não estar muito satisfeitos com o valor que você cobra?


Se você respondeu sim para estas perguntas, você provavelmente não tá conseguindo se comunicar com assertividade.


Vocês lembram daquele exemplo sobre as lojas no shopping? Quando você dá uma volta pelo shopping você consegue perceber qual tipo de loja cabe no seu orçamento e qual não cabe. Qual tem o seu estilo, e qual não tem.

Isso porque elas se comunicam de forma adequada.


O maior benefício da comunicação assertiva está na otimização de processos.

Quando eu me comunico de forma genérica eu até posso atrair mais pessoas, mas quando eu me comunico de forma assertiva, eu atraio as pessoas certas.


Vamos explorar mais um pouquinho o exemplo das lojas de shopping. Vamos supor que todas as lojas tem a mesma estética, mas cada uma cobra um valor. Para eu entender qual cabe no meu orçamento, eu, como cliente, tenho que entrar em uma por uma, eu tenho que desdobrar a peça de roupa, olhar a etiqueta, ou perguntar a um funcionário.


O processo é muito mais longo para esse cliente e também é mais custoso para essa marca, já que os funcionários terão que ficar a disposição para tirar dúvidas ou organizar as peças desdobradas, entende?


Quando cada loja se coloca de uma forma, o consumidor só entra naquilo que é compatível com o que ele procura, o funcionário só vai atender clientes em potencial, e a marca pode direcionar todo esse custo e tempo de atendimento em outra área da empresa.


Se em uma comunicação genérica eu respondo 10 orçamentos e fecho uma venda, na comunicação assertiva eu respondo 3, mas eu fecho duas vendas. Eu otimizo o processo comercial, eu não vou mais perder tempo com pessoas que não vão fechar. E eu posso usar esse tempo pra outras atividades, como a produção de conteúdos por exemplo.


Tá, mas como a gente faz pra ter uma comunicação assertiva?

É importante ver a comunicação de uma forma global, ela envolve fatores verbais e não verbais.

O que isso quer dizer? Quer dizer que aquilo que eu leio, aquilo que eu ouço, aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto, é o que vai definir o que eu entendo.


Pra ter uma comunicação assertiva você vai precisar se atentar a todos os estímulos que a sua marca gera.

Você precisa entender a forma como o seu público pensa e age, eaí você entrega aquilo que esse público se identifica.


Na cont.mag meu foco está em pequenas empreendedoras, mulheres, de 25 a 35 anos, que realmente querem investir nos seus projetos.

Eu não vendo um logo por 50,00 reais, e eu preciso que isso fique claro na minha comunicação, caso contrário eu vou passar horas enviando orçamentos para pessoas que não querem pagar por esse serviço, ou que não entendem o valor da minha entrega.


Como eu comunico que meu logo custa mais de 50,00 reais?

Eu trago uma comunicação verbal e visual clara, as pessoas notam que a minha identidade visual é cuidadosa, que o meu conteúdo não é vago, que meu trabalho vale ouro pra mim então não vai ser entregue a preço de banana.


Toda a sua estratégia de comunicação tem que se basear no seu posicionamento estratégico e no seu público alvo.


E pra finalizar: não existe “valor inbox”, além dessa prática ser crime, ocultar o valor dessa forma é tudo que a gente não quer. Lembra do exemplo das peças dobradas? Nesse caso, é como se o cliente desdobrasse a peça, pegasse a etiqueta e ela estivesse em branco, então ele procura o funcionário e o funcionário fala “é segredo, depois eu te conto”.

Como cliente, isso é atrativo pra você?


Como empresa eu posso te dizer com todas as letras que você está perdendo tempo, dinheiro e clientes em potencial.



Me conta aqui o que achou desse conteúdo!

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page