cont. mag
Pare de depender só do instagram! - 05 meios para vender mais
Atualizado: 4 de out.
A gente precisa parar de ver o Instagram como nosso único meio de venda! Existem muitas outras formas de apresentar o nosso trabalho, seja física ou digitalmente. Trouxe 05 formas para você explorar daqui para frente, diversificando sua estratégia de anúncio e atingindo novos públicos. Vamos lá?
Se você trabalha com:
Serviços ou Produtos (Físicos ou Digitais)
As redes sociais são sim um instrumento chave na sua divulgação, mas vamos aos fatos: você não se sente mais seguro quando entra em um perfil e ele te dá a opção de acessar um website? Os websites trazem mais informações e autonomia para o seu cliente, tornam a venda mais fácil para o consumidor e encurtam o processo de compra. Investir em uma plataforma própria com certeza alavanca seu negócio, trazendo um posicionamento mais profissional e otimizando suas horas de trabalho. Além disso, criar um website com a cara da sua empresa fortalece sua marca e traz uma maior identificação aos seus clientes.
Vamos usar as mídias sociais de outra forma? No Facebook e no Telegram você encontra alguns grupos de venda que podem ser um ótimo lugar para anunciar o seu trabalho. Não vou mentir, não tenho uma super proximidade com o Telegram, mas uso os grupos do Facebook para divulgar meus trabalhos há muuuuitos anos e sempre tive resultados maravilhosos! Busque por grupos de venda, grupos da sua região ou sobre a área que você trabalha.
Produtos Físicos e Digitais
Existem inúmeros market places disponíveis no mercado hoje em dia (elo7, shoppee, mercado livre, olx, enjoei…), a única questão é que eles não te permitem uma super comunicação de identidade de marca, é o tipo de plataforma que as pessoas entram procurando um produto específico e dificilmente se tornam clientes fiéis. Isso não descarta a sua importância, são boas plataformas de venda, só pedem um outro tipo de estratégia e geram outro tipo de resultado. (Da mesma forma que existem market places direcionados à produtos físicos, existes plataformas que podem hospedar seus produtos digitais, como o hotmart ou a domestika.)
Lojas colaborativas são ótimas opções, com um investimento não muito alto, você compartilha o espaço com outros empreendedores e não precisa se preocupar com nenhuma etapa de venda. Geralmente têm uma boa circulação de pessoas, te gerando uma maior visibilidade e um aumento nas vendas e captação. Cada loja segue um sistema, mas geralmente se paga um valor mensal e uma comissão sobre cada produto vendido.
Produtos Físicos e Alguns Serviços
Feiras e eventos também são uma boa opção, geralmente com um investimento não muito alto. Além de te trazer mais visibilidade, captação e vendas, os eventos são uma ótima oportunidade de fazer contatos, encontrar empreendedoras que estão na mesma jornada que você e conhecer trabalhos novos. Costuma ser algo cansativo, mas com certeza com muitos ganhos.
Eu sei que administrar tudo isso sozinha é uma loucura, mas posso te dizer que no mundo ideal você passeia por esses 05 meios e tem um resultado incrível. E te falo isso por experiência própria: quando abri a Be Hippie eu trabalhava de todas essas formas simultaneamente, tendo resultados ótimos todos os dias!