top of page
Ativo 2_edited.jpg
Buscar
  • Foto do escritorcont. mag

Preciso registrar minha marca? - FAQ: Registro de Marca



Vocês sempre me perguntam se é realmente necessário fazer o registro de marca e apesar de não ser a minha área, eu juntei algumas dúvidas que vocês me trouxeram sobre esse assunto e fiz um pequeno FAQ sobre registro de marca, vamos às perguntas que vocês deixaram lá na caixinha:


  • Por quê fazer o registro de marca?

Quando nós fazemos o registro, nós ganhamos a segurança de poder usar aquele nome e logotipo sem problemas por 10 anos. A gente tem a garantia de que ninguém mais vai poder usar aquele material, ele é nosso.


  • Preciso fazer meu registro de marca?

O registro não é obrigatório mas é extremamente recomendável.


  • O que acontece se eu não fizer o registro da marca?

Imagina o seguinte cenário: você escolheu um nome incrível, investiu em toda uma identidade visual, imprimiu materiais gráficos, etiquetou peças, fez banners, investiu uma grana em comunicação. Fez seu nome, sua cartela de clientes, as pessoas já te reconhecem… Um mês depois, uma pessoa abre uma empresa com o mesmo nome, registra a marca, e entra em contato com você. Você vai perder tuuuudo o que investiu, porque o nome da sua marca não é seu, é de outra pessoa, e ela tem o direito de te pedir pra mudar.


  • E se alguém tiver o mesmo nome que eu?

Aqui na Cont, quando fazemos o processo de Naming junto à marca, nós acessamos o INPI e fazemos a busca do nome, para ver se ele está em uso. Se houver alguma marca usando este nome, nós acessamos o cadastro e vemos a categoria que ela se encontra.

Vamos supor que você quer abrir uma padaria chamada “Bela Moça”, quando pesquisamos achamos uma confecção de roupas com o mesmo nome, se houvesse uma outra “Bela Moça” no ramo alimentício poderia ser algo a nos atrapalhar, mas uma marca de vestuário não vai interferir no seu registro, pois são categorias completamente diferentes.


  • O logotipo é registrado também?

Sim! O logotipo entra no registro de marca, junto ao nome e a categoria de atuação.


  • Se eu tenho variações do logotipo, qual deles é registrado?

Na Cont, nós entregamos até 04 variações de logo no pacote de identidade visual básico. Para o registro, você vai usar o logotipo principal, aquele que vai ser predominante na sua marca.


  • Consigo fazer o registro sozinha? Ou preciso de um profissional?

Sinceramente, você pode fazer o registro sem um profissional. Três anos atrás eu tentei fazer esse processo sozinha, assistindo alguns vídeos no YouTube, e o que eu posso dizer é: errei, deixei passar algum detalhe e tive que pagar o dobro para corrigir o processo. Foi nessa situação que conheci a Pri, ela corrigiu meu erro, fez o registro para mim e agora é parceira da Cont. Acho totalmente viável fazer o processo com um profissional. (Além de que, fazendo seu registro ou abrindo o MEI com a Pri, você ganha um cashback para usar na cont.mag)

  • Quanto custa esse processo?

Os custos são de aproximadamente 500,00 para MEIs, sem o auxílio de um profissional, fazendo sozinha. Não tenho a tabela atualizada da Pri mas ela cobra cerca de 800,00. Por isso eu acho que vale muuuuito a pena fazer o processo com esse acompanhamento dela, é um bom custo benefício sabe? A garantia de que você não vai errar, por uma diferença pequena nos valores.

E é isso! Coloquei aqui as infos que tenho, mas lembro vocês de que essa não é a minha área, então me desculpo previamente caso tenha falado alguma besteira, ok? Deixo nosso banner de parceria com a Pri aqui em baixo, e fico a disposição para tirar qualquer outra dúvida sobre o tema. Beijo!




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page