top of page
Ativo 2_edited.jpg
Buscar
  • Foto do escritorcont. mag

Será que tá na hora de abrir um perfil novo?



Uma das dúvidas que eu mais respondo quando faço estratégia de conteúdos é “abro um perfil novo ou transformo esse que eu já tenho?”, e a resposta é: depende!

Depende de como esse perfil está! Para quem não sabe, eu fui YouTuber por um tempinho, lá em 2016, e eu tive um bom alcance com os conteúdos que eu postava. Tinha quase 04 mil inscritos e até 30 mil visualizações em cada vídeo.

Quando eu resolvi retomar essa produção de conteúdos na Cont, eu cheguei a pensar se aproveitava aquele perfil ou se criava outro (mesmo já sabendo qual era o ideal). Isso porque eu sei que é beeeem difícil ter um bom alcance nessa plataforma.


Mas no meu antigo canal eu falava sobre beleza, moda, cosméticos, cuidados com o cabelo etc. Isso faz com que o público inscrito lá não seja o mesmo público que quero que se inscreva aqui, sabe? São públicos diferentes, com interesses e perfis diferentes.

Começar com 04 mil inscritos pode dar a falsa sensação de que você está em vantagem, mas não é bem assim que o algoritmo vai entender.


Vamos imaginar este cenário:

Eu posto um vídeo sobre empreendedorismo lá para estes 04 mil inscritos que me seguiram para acompanhar um conteúdo de moda e beleza, o vídeo tem um boa entrega mas o conteúdo não é o que essas pessoas querem ver, então elas deixam de assistir ou até mesmo dão um “deslike” no conteúdo. Isso é o suficiente para o algoritmo entender que esse conteúdo não é relevante e limitar a minha entrega nos próximos materiais.


No instagram o sistema funciona da mesma forma. Então se você está pensando em reaproveitar um perfil antigo, sua primeira tarefa é analisar esse público. Vai usar o antigo perfil de uma padaria para fazer o perfil de uma academia? Vai usar um antigo perfil de uma loja de roupas para fazer o perfil de uma loja de acessórios? Eles compartilham o público? E não se limite apenas aos temas, mas também à localização (se você estiver abrindo algo físico), à faixa de preço (se estiver migrando para um produto mais caro ou mais barato que o anterior), ao gênero dos seguidores (se você estiver criando algo mais segmentado), e à qualquer outra categoria que você perceba que mudou de um negócio para o outro…


Se você notar que realmente não são públicos compatíveis, não tenha medo de abrir um novo perfil. O número de seguidores ou inscritos não é o mais importante aqui. Enquanto minha última empresa tinha mais de 5.000 seguidores, minha atual empresa tem pouco mais de 500 e eu já faturo mais do que faturava antes, tenho seguidores compatíveis com aquilo que eu entrego e ofereço, e é isso o que importa.


E depois desse conteúdo, me conta, você vai abrir um perfil novo ou atualizar um perfil antigo?


3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page