top of page
Ativo 2_edited.jpg
Buscar
  • Foto do escritorcont. mag

Você está perdendo dinheiro! - 05 etapas para precificar seu produto ou serviço da forma certa.




Precificação é coisa séria, e embora muita gente pense que basta somar os materiais, acrescentar um valor de lucro ok e colocar a venda, tem muuuito por trás dessa conta. Fiz uma lista com 05 etapas para que você realmente tenha um lucro considerável e saiba para onde seu dinheiro está indo.


1. Materiais

Neste tópico vamos reunir tudo que é palpável, os materiais de produção, a papelaria, embalagem, brindes… Tudo aquilo que você pode tocar em um produto.

Seguindo o exemplo das bolsas de macramê do nosso último vídeo, podemos contar com este cenário:


Linha 10,00

Zíper 2,00

Etiquetas, tags e papelaria 3,00

Embalagens 3,00

Brinde 2,00


Total: 20,00


2. Outras despesas

O que nós não vemos mas está ali? O trabalho de terceiros, as despesas fixas, o valor do transporte até a loja de materiais... Nesta etapa fazemos a divisão de cada fator sobre a quantidade de peças produzidas.

Costureira que colocou o zíper 100,00 para 10 peças

Transporte até a loja 10,00 para 10 peças

Despesas fixas do espaço de trabalho 200,00 para 10 peças


Total: 31,00


3. Horas trabalhadas

Quanto vale sua hora de trabalho? Ela não pode ficar fora do nosso cálculo.

Para definir o valor da sua hora é preciso entender o quanto você quer receber no final do mês e fazer a divisão pela quantidade de trabalhos que você consegue entregar.

Vamos la:


Se quero receber 2.000,00 trabalhando nos 20 dias úteis do mês. Cada dia de trabalho vale 100,00. Trabalhando 5 horas por dia, minha hora vale 20,00. Se eu levo 8 horas para fazer uma bolsa, acrescentamos 160,00 ao nosso valor final.


4. Análise de mercado

Entender o mercado é um fator importantíssimo nessa etapa. O fato de ter alguma loja vendendo mais barato que você não significa que você deve diminuir o seu preço. Talvez você só preciso ajustar sua comunicação ou adicionar mais valor agregado.


Por exemplo: uma bolsa de macramê na Renner deve sair por cerca de 200,00. Uma bolsa de macramê em uma loja de luxo pode sair por mais de 20.000,00. O que difere uma da outra?

A qualidade dos materiais, a comunicação e o valor agregado.


Busque referências no mercado que se assemelham àquilo que você quer entregar. Lojas com propósitos e posicionamentos parecidos, sabe? Assim você terá uma base de valores dentro da sua realidade.


5. Markup: margem de lucro

Markup é a nossa margem de lucro, é a quantidade de vezes que multiplicamos o nosso custo para ter um valor de mercado.


Se nossa bolsa tivesse um custo total de 100,00 e quiséssemos vendê-la por 500,00 é um markup de 5x. O interessante aqui é colocar um número de multiplicação que seja coerente com cada produto. Se tenho um produto mais básico coloco um markup de 3x, se tenho um produto com mais valor agregado coloco um markup de 5x.


6. Etapa Extra: valores iniciais da marca

Vamos supor que você tenha feito um curso que te custou 1.000 reais, além dele, você montou um espaço de trabalho que te custou mais 1.000 reais.


Este valor também é importante na montagem da sua precificação. Em quanto tempo você quer recuperar esse investimento?


Se quiser recuperá-lo em 12 meses você precisa contar com um retorno de 167,00 reais por mês. Se conseguimos vender 10 bolsas por mês, acrescentamos 16,70 no valor de cada uma delas.


Nossa precificação total ficou assim:

  • Materiais + 20,00

  • Outras despesas + 31,00

  • Horas trabalhadas + 160,00

  • Valores iniciais + 16,70

Custo total: 227,70

  • Análise de mercado + Markup

Meus concorrentes vendem produtos similares à 500,00. Mas entendo que o meu tem mais valor agregado que o deles, por isso vou usar o markup de 4x.


Nossa bolsa sairia por 910,80. Podemos arredondar este valor para 899,90, assim gerando um gatilho de compra em relação aos números, e ainda teríamos um lucro de 672,20.

* Não se apeguem aos números do exemplo, busquem entender a operação e lógica por trás delas. *


Cada processo dentro do empreender deve ser estratégico, pensado e elaborado com consciência, você estava calculando o preço certo dos seus produtos? Ou percebeu nesse post que estava perdendo dinheiro?

6 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page